Estilo de Musica Mocambicana

Estilos de Musicas de Moçambique
Estilos de Musica de Moçambique

Música popular afeiçoada pelos moçambicanos, a marrabenta aparece nos anos 50, na idade de ouro de Lourenço Marques. Nesta época, a cidade era reputada pela sua doçura de viver e pelas orquestras que animavam as noitadas da capital.

A marrabenta, com o seu ritmo animado e suas melodias arrebatadoras, conta através de uma súbtil mistura, pequenos detalhes da vida quotidiana em Maputo e dos grandes eventos da história de Moçambicana. Na origem, a marrabenta é tocada em acústica por um cantor masculino acompanhado por um coro de mulheres. Hoje em dia instrumentos modernos foram introduzidos. Ao longo dos anos, a marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência identitária forte. Muitos mestres da marrabenta passaram uma parte das suas vidas na Africa do sul, onde trabalhavam nas minas. Entre os mais célebres, Francisco Mahecuane, Alexandre Langa, Lisboa Matavele, Abílio Mandlaze e Wazimbo. Durante anos, a orquestra marrabenta de Moçambique, fez vibrar a capital.

A marrabenta atravessou gerações e ainda é motivo de grande entusiasmo para os moçambicanos. Os anos 90 em Moçambique foram marcados pelo músico Xidiminguana, símbolo da emergência de uma música moçambicana. Entre outras figuras desta época, temos Chico António que apresenta melodias sofisticadas de inspiração tradicional associando percussões, flauta, guitarra e viola baixo e que na companhia da cantora Mingas ganhou em 1991 o prémio RFI descobertas. Outras influências importantes são José Mucavele guitarrista acústico, que canta canções tradicionais adaptadas aos ritmos contemporâneos e Elvira Viegas que adapta ritmos da marrabenta à uma estética musical mais pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário